Sergipe é contemplado com mais 22 ambulâncias para o SamuSergipe é contemplado com mais 22 ambulâncias para o Samu...

No primeiro lote, entregues nesta quinta-feira, 25, serão enviadas ao estado, sete Unidades de Suporte Básico (USB). As outras 15 viaturas - seis Unidades de Suporte Avançado (USA) e nove USBs - vão ser entregues em dois lotes, no prazo de 60 dias


Sergipe receberá do Ministério da Saúde um reforço de 22 novas viaturas totalmente equipadas para a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). No primeiro lote, entregues nesta quinta-feira, 25, serão enviadas ao estado, sete Unidades de Suporte Básico (USB). As outras 15 viaturas - seis Unidades de Suporte Avançado (USA) e nove USBs - vão ser entregues em dois lotes, no prazo de 60 dias.

A conquista desse quantitativo decorre do projeto de reestruturação do serviço, apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que também incluiu o Samu de Aracaju. "Inicialmente, o ministério só enviaria ambulâncias aos serviços estaduais ou regionalizados. No entanto, através desse projeto, a SES conseguiu convencer o governo federal a também contemplar o Samu municipal, para que tenha condições de atender a zona de expansão", justificou Conceição Mendonça, do Núcleo de Atenção Hospitalar e Urgência da SES.

Os investimentos do governo federal com as 22 ambulâncias para Sergipe equivalem a R$ 2,6 milhões. Para a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, o recebimento dessas novas viaturas vai permitir que o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência em Sergipe avance, consolidando a cobertura em todo o território com mais rapidez e eficácia. "Fizemos questão de ir à Brasília na semana passada para agilizar a liberação desse quantitativo ao estado", destacou.

Serviço

A frota do Samu estadual é atualmente composta por cerca de 60 ambulâncias. Como há bases descentralizadas no interior para serem inauguradas, existe a necessidade de substituição de viaturas antigas e da formação da frota de reserva técnica. "Não temos déficit de viaturas, mas precisamos, por exemplo, de 10% delas na reserva técnica", explicou Edvaldo dos Santos, superintendente do Samu 192 Sergipe.